top of page

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência
ÁREA: QUÍMICA


Projeto
A execução desta proposta será realizada em quatro etapas mostradas abaixo:
1ª etapa: Constituição de um grupo de trabalho em cada escola, composto pelo coordenador de área, professores supervisores e acadêmicos bolsistas, com o apoio técnico-pedagógico da coordenação institucional e da direção da escola.
2ª etapa: O grupo produzirá uma caracterização inicial das condições e possibilidades de ensino e aprendizagem da disciplina de Química nas escolas participantes, definindo os problemas e subsidiando as discussões de propostas de intervenção. Nessa etapa, também serão selecionados os referenciais teórico-metodológicos adequados à transposição didática dos conhecimentos científico-tecnológicos e ao desenvolvimento de competências e habilidades na área de Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias embasadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
3ª etapa: Em pequenos grupos, os bolsistas se organizarão em torno dos projetos de intervenção, formando equipes auxiliados pelos supervisores e coordenador de área. Essas equipes elaborarão e realizarão experiências didáticas, aulas de monitorias, feiras de ciências, exploração de softwares etc.
4ª etapa: As experiências didáticas realizadas e as demais intervenções propostas serão avaliadas coletivamente, em instrumento planejado para informar aos sujeitos as contribuições e dificuldades evidenciadas no desenvolvimento dos projetos. O processo de avaliação deve permitir a re-elaboração das sequências didáticas desenvolvidas, buscando identificar os aspectos positivos e negativos para a aprendizagem de todos os sujeitos envolvidos. Esse é um processo cíclico, característico da pesquisa pedagógica, de acordo com a perspectiva buscada na ação/reflexão/transformação.

bottom of page